09/24/2020
04:05:25 PM
TCB BAND banda oficial do Rei A TCB Band era um grupo de músicos profissionais que formaram a seção rítmica central da banda de Elvis Presley de agosto de 1969 até sua morte em 1977. As sigla TCB significa Take Care of Business ou em português “ Cuidar dos Negócios “, um lema pessoal que Presley adotou no início dos anos 1970.
Embora o pessoal tenha mudado ao longo dos anos, os membros originais eram James Burton (guitarra solo), Jerry Scheff (baixo), John Wilkinson (guitarra base), Larry Muhoberac (teclados) e Ron Tutt (bateria). Eles apareceram pela primeira vez ao vivo na primeira apresentação de Presley em Las Vegas, no que era então conhecido como International Hotel (mais tarde Las Vegas Hilton, agora Westgate Las Vegas Resort and Casino) em 31 de julho de 1969.
Ao planejar seu retorno às apresentações ao vivo após seu retorno bem-sucedido na televisão NBC em 1968, Presley teve que substituir os membros originais da banda Scotty Moore, D.J. Fontana (que havia retornado à sessão de trabalho) e Bill Black, que havia chegado ao estrelato com o Bill Black Combo antes de sua morte em 1965. A primeira ligação de Elvis foi para o guitarrista James Burton, que era da banda de Ricky Nelson, a quem ele pediu para ajudar a formar o grupo depois de saber sobre ele por muitos anos e ver na televisão. Depois que o tecladista Glen D. Hardin recusou a oferta de Burton para se juntar ao grupo, Larry Muhoberac, que havia tocado em várias sessões de trilha sonora de filmes de Presley, aceitou sua oferta para se apresentar. Burton mais tarde adicionou Jerry Scheff no baixo e John Wilkinson na guitarra base. Muhoberac sugeriu Ron Tutt para a bateria para completar a seção. Em fevereiro de 1970, Glen D. Hardin ingressou nos teclados, eventualmente substituindo Muhoberac, que voltou a trabalhar em estúdio em Los Angeles. Naquela época, Bob Lanning, um baterista de sessão de Los Angeles entrou na bateria, substituindo Tutt, que voltou mais tarde naquele mesmo ano. TCB trouxe uma nova vida ao som rock 'n' roll de Elvis dos anos 50. Larrie Londin, uma baterista de Nashville que gravou e ocasionalmente viajou com Presley por um período de nove anos, substituiu Tutt ocasionalmente durante apresentações de 1976 e 1977. Em 1975, Burton, Tutt e Muhoberac apoiaram Johnny Cash em seu álbum John R. Cash. Antes da morte de Presley em 1977, vários ex-membros da TCB Band formaram a Hot Band de Emmylou Harris e a The John Denver Band. Esses músicos incluem James Burton, Glen D. Hardin, Emory Gordy Jr. e Jerry Scheff. Burton deixou a Hot Band em 1976 e foi substituído pelo guitarrista inglês Albert Lee. Scheff nunca foi membro da Hot Band. Gordy deixou a banda de John Denver em 1980 (ele voltou a se juntar à banda e saiu em turnê com John em 1989) e foi substituído por Scheff. Burton, Hardin e Scheff permaneceram na banda de John Denver até o início de 1994, sendo então substituídos por Pete Huttlinger, Chris Nole e Alan Deremo. Depois de tocar bateria por alguns anos com a Jerry Garcia Band antes da morte de Presley, Ron Tutt foi convidado por Neil Diamond para participar de shows permanente de Diamond e baterista da sessão de gravação. A bateria de Tutt desde então se tornou uma característica dos shows de Diamond, pontuando momentos no show de Diamond com seus preenchimentos de bateria e ruídos de pratos no estilo TCB Band. Tutt é um famoso baterista trabalhador, e rotineiramente recebe ovações da multidão quando ele aparece e toma seu assento em sua bateria. Digno de nota durante os shows é o crescente trabalho de bateria de Tutt na música "Holly Holy". Tutt tem gravado e feito turnês com Diamond até os dias atuais. Tutt também aparece em várias gravações de Nancy Sinatra.
A TCB Band reuniu-se com uma nova formação para gravar seu próprio álbum em 1979 de covers de músicas de Elvis Presley como um tributo. Eles também se reuniram em 1981 como banda de apoio para Tony Sheridan, complementado por Klaus Voorman e novamente apresentando principalmente as gravações de Sheridan de canções de Elvis Presley. Vários membros da banda TCB (Glen Hardin no piano, James Burton na guitarra solo, Jerry Scheff no contrabaixo e Ron Tutt na bateria) também tocaram com Roy Orbison em sua performance ao vivo em 1987, Roy Orbison and Friends, A Black and White Night . Burton, Hardin, Scheff e Tutt se reuniram novamente em 1997 para apresentar Elvis: The Concert, com John Wilkinson voltando para o concerto do 25º aniversário em Memphis. Desde então, Burton, Hardin, Tutt e Scheff fizeram turnês frequentemente juntos, normalmente apoiando o cantor austríaco Dennis Jale e sua banda, principalmente tocando músicas do catálogo de Elvis Presley. Eles também apoiaram Greg Page of the Wiggles em dois álbuns solo e alguns shows ao vivo. No entanto, após o show do 30º aniversário em 2007, Scheff deixou a banda e foi substituído na turnê por Nathan East e Norbert Putnam. Wilkinson morreu em 11 de janeiro de 2013, de câncer, aos 67 anos. Putnam e East partiram da banda em 2013. A TCB Band atualmente continua em turnê apoiando Dennis Jale e sua banda.
Em 2019, pela primeira vez desde 2014, a TCB Band apresentará um novo Elvis: The Concert-style show, ao lado da Royal Philharmonic Orchestra, combinando elementos das turnês Presley / Philharmonic 2016-2018 com a antiga TCB Band de 1997-2014 passeios.
TCB Band:James Burton - guitarra solo desde 1969Glen D. Hardin - teclados, piano desde1970Ron Tutt - bateria desde 1969John Wilkinson - guitarra base desde 1969Jerry Scheff - baixo, contrabaixo desde 1969
Compartilhe